É direito do consumidor pedir a revisão e a redução das faturas!
Serviços como o fornecimento de água e de energia são essenciais para a vida de todo ser humano.
É por isso, que existem procedimentos que devem ser observados pelas concessionárias de água e de energia antes de fazer o corte no fornecimento de tais serviços ou de inscrever o nome dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito.
Caso o consumidor note que suas faturas estão vindo com valores acima da média de seu consumo mensal, é importante agendar uma visita técnica com a empresa que fornece o serviço para que ela investigue se o aparelho de medição está funcionando normalmente ou se a ligação está correta.
Após a visita, se ocorrerem as situações de não haver nada de errado, ou o contrário, se for constatado que o equipamento está fora do padrão, é direito do consumidor ingressar com uma ação pedindo a revisão das faturas com valores acima da média, bem como, a substituição do equipamento que realiza a leitura do consumo e por fim a redução dos valores.
Ficou com dúvidas e quer saber se sua fatura está condizendo com seu consumo médio ou não, procure orientação profissional com um advogado.
Carlos Roberto de Oliveira Jovelino.
Advogado atuante na carteira cível do escritório Ferreira do Valle Advogados.