Dentro de uma organização existem vários aspectos que devem ser considerados extremamente relevantes, um deles é a saúde financeira do negócio. Estamos vivendo um cenário atípico e catastrófico, portanto o gerenciamento das finanças tem de ser visto como uma obrigação do gestor, agora mais do que nunca. Planejar, acompanhar e avaliar de perto todas as operações e diretrizes financeiras são fundamentais para uma organização se manter ativa no mercado.
As empresas estão constantemente sujeitas a riscos, que podem impactar desfavoravelmente ou favoravelmente os resultados. Existe o risco de não gerar receita suficiente para cobrir os custos e isso pode acarretar muitas consequências, fazendo com que o cenário empresarial fique muitas vezes irreversível.
De acordo com o Sebrae “analisar o mercado, enxugar custos e se antecipar à concorrência faz toda a diferença nesse cenário político e econômico instável”. Isso deve ser seguido de maneira árdua e eficiente, para garantir uma certa estabilidade em meio ao caos. Achar novas formas de trabalho e lucratividade também são uma saída, com isso, devemos aproveitar as oportunidades que os avanços tecnológicos e digitais proporcionam, que podem muitas vezes facilitar esses processos e gerar resultados satisfatórios.
Portanto, é essencial que as metas, objetivos, resultados e planejamento estejam transparentes e em constante acompanhamento. Dentro de uma crise existem muitas possibilidades de melhora e crescimento, que talvez em outra ocasião não enxergaríamos.
Neste momento, além de tudo isso, precisamos acreditar no próprio negócio e ter a esperança de que dias melhores estão por vir.
Regina Ferreira.
Atua na parte administrativa, financeira e atendimento ao cliente do escritório desde 2014.